Guia de Noronha
Home Como Chegar Contato Anuncie conosco
menu

www.guiadenoronha.com.br

Dados Gerais

O Arquipélago de Fernando de Noronha pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, é composto por vinte e uma ilhas numa extensão de 26 km², tendo sua maior e principal ilha, como a única ilha habitada do arquipélago que também leva o nome de Fernando de Noronha. As demais ilhas do arquipélogo estão contidas na área do Parque Nacional Marinho e são desabitadas, só podendo ser visitadas com licença oficial do IBAMA.

Considera-se como data oficial do descobrimento de Fernando de Noronha o dia 10 de agosto de 1503, a partir dos registros documentais existentes do navegador e escritor Florentino Américo Vespúcio. O arquipélago surgiu há aproximadamente 12 milhões de anos, através de uma série de erupções vulcânicas, e foi a primeira capitania hereditária do Brasil.

Dividida entre dois mares, o de dentro (entre o Brasil e a Ilha) e o de fora (entre a ilha e a África) as belezas naturais de Noronha encantam a todos que aqui passam. Com praias paradisíacas, passeios de barcos, aluguel de bugue, trilhas e restaurantes típicos, a ilha também oferece um incrível cenário para a prática de esportes aquáticos como o surf e o mergulho de cilindro. Com apenas 17km² quadrados na ilha principal, Noronha, possui a segunda menor BR do Brasil com 7 quilômetros de comprimento. 

O clima da ilha é o tropical (do tipo As' na classificação climática de Köppen-Geiger, quente o ano todo, com temperatura média anual de 26 °C e chuvas concentradas entre fevereiro e julho, sendo abril o mês mais chuvoso (290 mm). A amplitude térmica é muito pequena, característica da região da Linha do Equador. Ao longo do ano a temperatura da água do mar varia entre 26 °C e 28 °C. Com mais de 2 900 horas de sol por ano, a umidade do ar é relativamente elevada, com médias mensais entre 70% e 90%

Fernando de Noronha possuía em 2013 um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 75 674 000 e um PIB per capita de R$ 26 673,95. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do distrito estadual foi calculado em 0,788 (PNUD/2010). No arquipélago existem duas agências bancárias, uma do Banco Santander e outra do Banco Bradesco além de um Banco Postal (Banco do Brasil) na agência dos Correios na Vila dos Remédios.

Atualmente se encontra com uma média de população de 2930 habitantes sendo 172 habitantes/KM².